Em Gênesis está o fundamento das doutrinas

O GÊNESIS não foi redigido para escrever História, mas para dizer que Deus domina a História. Por isso, é essencialmente um livro de doutrina e de teologia.

No livro das origens, está, também, a origem da doutrina bíblica.

QUAIS OS TEMAS TEOLÓGICOS QUE SURGEM NO LIVRO DE GÊNESIS

A DOUTRINA DO HOMEM – ANTROPOLOGIA
1. Em Gênesis o homem é formado. Dele é revelada a origem, a razão de ser, a composição, a estrutura e a fragilidade.
2. Gênesis revela que toda a criação de Deus, ou seja, tudo o que foi criado, foi criado para e em função do homem, e o homem, por sua vez, foi criado para a glória do Seu Criador. Um erudito da língua grega aponta o fato de uma das palavra gregas traduzidas por “homem” ser uma combinação de palavras significando literalmente “aquele que olha para cima”, “aquele que olha para o seu criador”.
3. É em gênesis, também, que está revelado que o homem é composto por duas substâncias básicas, a substância física/material – corpo, e a substância imaterial – alma e espírito.

A DOUTRINA DO PECADO – HAMARTIOLOGIA
1. O livro de Gênesis mostra pela primeira vez o homem andando na contra-mão da vontade de Deus. Isto significa que Deus tem um plano original estabelecido por Sua soberana vontade. Por este plano os seres criados viverão na mais perfeita harmonia, saúde e paz. Andar na contra-mão deste plano é atribuir a Deus incapacidade de planejar e de gerenciar; é dizer que Ele não tem razão; que Ele está equivocado; que não é bem assim como Ele diz que é. Esta é a definição básica de pecado encontrada em Gênesis.
2. O problema é que quando você diz isto, de alguma forma, que Deus está errado, você está dizendo que o diabo está certo. Ao afirmar que o inimigo está certo, você automaticamente passa à sua dependência. Dizer não ao pecado é declarar dependência de Deus. Pecar é tornar-se dependente do diabo.
3. É por esta razão que o pecado se instala na natureza humana como um software se instala em um computador ou um aplicativo em um tablet ou smartfone, a partir de um clique de concordância, de um “enter”, de um “concordo”.

A DOUTRINA DA REDENÇÃO
1. Gênesis 3:15 é a semente de toda a história da redenção, é a introdução. Todo o restante da Bíblia é uma exposição deste versículo.

A DOUTRINA DO SURGIMENTO DO POVO DE DEUS NA TERRA
1. Apesar de ter sido Deus o criador de todas as coisas e do ser humano, Ele faz questão de deixar evidente que Ele tem um povo na terra.
> Levítico 20:24,26 – Em herança possuireis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dospovos
1. Apesar de ter sido Deus o criador de todas as coisas e do ser humano, Ele faz questão de deixar evidente que Ele tem um povo na terra.
> Êxodo 8:1 – DEPOIS disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu meu povo, para que me sirva.
> Deuteronômio 7:6 – Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.
> 1 Crônicas 7:14 – Se o meu meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar…

A DOUTRINA DA GRAÇA
1. O livro do Gênesis acentua em suas páginas a graça não merecida de Deus.
* Na criação do mundo, a graça manifestou-se na maravilhosa provisão que Deus fez para seus seres.
* Na criação do homem, a graça de Deus é representada como concedendo ao homem a imagem do próprio Deus.
* A graça de Deus manifesta-se ainda no dilúvio.
* Abraão é escolhido, não porque seja digno, e, sim, porque Deus é misericordioso.
* Em seu trato com os patriarcas, Deus demonstra profunda misericórdia: cada um deles recebe favores muito maiores do que merece.

CONCLUSÃO: Portanto, o livro das origens revela a origem de cada uma dessas doutrinas bíblicas que vão sendo tratadas com mais detalhes ao longo das Escrituras.

Conhecer o livro de Gênesis, é pois, fundamental para se conhecer toda a Bíblia. Sem o Gênesis, a Bíblia perderia completamente o sentido e o fundamento.

Em Cristo, Sandoval Juliano – 25.02.2013.

http://www.sandovaljuliano.com.br/site/bibliologia/42-comentario-biblico-antigo-testamento/774-em-genesis-esta-o-fundamento-das-doutrinas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s